10 passos para fazer panquecas perfeitas 🥞

10 passos para fazer panquecas perfeitas 🥞

É difícil encontrar alguém que não goste de panquecas. Afinal ela é uma delícia, seja com ou sem recheio, ela é um dos pratos preferidos em muitos países como nos EUA, por exemplo. Por aqui, a nossa panqueca, como muitas outras receitas, ganham um toque brasileiro, ou seja, recheios e sabores!

Mas a dificuldade de muitos é criar panquecas redondinhas, fofinhas, e com o tempo certo de cozimento, para não ficar nem muito branca nem queimada e dura.

Vale destacar, em primeiro lugar, que é um processo de aprendizagem, e quanto mais vocês treinarem o processo, prestando muita atenção na receita, mais rapidamente vão dominar a arte de fazer belas panquecas.

Nós do Instituto Mix, como somos mestres em Gastronomia, separamos algumas dicas que vão ajudar você a criar panquecas fabulosas de encher os olhos e deixar todos com água na boca. Vamos às dicas?

1. Comece com a receita básica de panquecas

Vamos começar pelo princípio e se realmente não tem muita experiência para fazer panqueca, comece por uma receita clássica: farinha, leite, ovos e manteiga.

Depois de praticar bastante uma receita deste género, de perceber a consistência certa da massa e intensidade da frigideira (antiaderente), aventure-se noutras receitas de panquecas.

2. Ingredientes na temperatura ambiente

É uma dica recorrente em pastelaria e pode beneficiar bastante ao fazer panquecas perfeitas. Se tiver todos os ingredientes à temperatura ambiente, é meio caminho para um resultado perfeito.

3. Quanto a consistência da massa

A massa deve ter a consistência de uma mousse, ou iogurte grego, não muito líquida. Deve escorrer da colher muito lentamente. Isto vai assegurar que a massa se espalha mais uniformemente na frigideira, para além de conseguir panquecas mais fofas.

Se acabar com uma massa muito líquida, adicione mais farinha da que estiver a usar na receita de panquecas. Coloque uma colher de sobremesa de cada vez e vá testando a consistência.

Se por outro lado, acabar com uma massa que nem sequer descola da colher, adicione mais leite.

4. Não exagere na hora de bater a massa das panquecas

Existe uma certa tendência em bater demasiado a massa das panquecas para que fique sem grumos.

Isto vai fazer com que a massa perca a capacidade de crescer quando for aquecido, resultando em panquecas mais densas. Uma vara de arames pode ser um bom instrumento para misturar massas, mas evite bater demasiado com elas.

Uma espátula em movimentos envolventes é o método ideal para esta função.

5. Para panquecas perfeitinhas: deixe a massa repousar

Não necessita de ser muito tempo, basta o tempo de pré-aquecer a frigideira. Nem sempre sigo esta dica (só em panquecas específicas), pois há alguma pressa de manhã em ter panquecas feitas.

Mas se tiverem esse tempo, experimentem deixar a massa descansar um pouco antes de colocar na frigideira.

6. A frigideira faz toda a diferença!

Tenha uma frigideira de boa qualidade para fazer as suas panquecas perfeitas. Idealmente que seja anti-aderente, ou em material que não cole a massa.

Pode untar a frigideira com um pouco de manteiga ou óleo de coco, pincelando ao de leve, ou passando com papel de cozinha em toda a superfície.

7. A frigideira deve estar em uma temperatura média

Tanto no fogão a gás quanto em um por indução, a dica é deixar a temperatura na opção média. Nem muito baixo, nem muito alto.

Mas mais uma vez, assim que dominarem a técnica de fazer panquecas, fazendo muitas vezes, pode apostar que vocês vão encontrar a intensidade ideal para fazer panquecas perfeitas.

8. Não tente "arrumar" a panqueca

Na hora de colocar a massa na frigideira, resista à tentação de moldar as panquecas com a colher. Deixe a massa cair sempre no mesmo sítio, escorregando lentamente da colher. Isso vai fazer com que a massa espalhe naturalmente tomando uma forma mais redonda.

9. Um dos pontos mais importantes: virar no momento certo!

O maior erro da maioria das pessoas ao fazer panqueca é virar as panquecas cedo demais. A panqueca deve ser virada quando começar a ganhar bolhas no topo e a borda começar a ficar. Isto garante que cozinha igualmente dos dois lados e a conseguir panquecas mais altas e fofas.

10. Erro comum sobre fazer panqueca: não empilhe uma em cima da outra

Evite empilhar as panquecas assim que saem da frigideira. Isso vai deixá-las muito moles e sem graça. Deixe arrefecer individualmente antes de servir. Gostou das nossas dicas? Então corra até uma unidade IM mais próxima de você e comece o quanto antes um curso de Gastronomia e seja um mestre na cozinha!